O Sistema de Segurança Interna acolheu a formação OperaEvo, promovida pela Frontex, Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira.
➡️ O que é a OperaEvo?
A OperaEvo é uma aplicação interna da Frontex destinada à gestão centralizada dos recursos operacionais – humanos e técnicos –, permitindo planear, alocar e monitorizar meios de forma ágil e eficiente, reforçando a capacidade de resposta às necessidades das fronteiras externas da União Europeia.
Participaram representantes da GNR - Guarda Nacional Republicana, Polícia de Segurança Pública, PJ | Polícia Judiciária, Autoridade Marítima Nacional e do próprio Sistema de Segurança Interna, entidades diretamente envolvidas nas atividades desta Agência Europeia, reforçando o compromisso conjunto de cooperação no domínio da segurança interna e da gestão integrada de fronteiras.
A realização desta formação em Portugal evidencia o empenho nacional em fortalecer a cooperação europeia, consolidar a capacidade operacional comum e garantir uma resposta integrada e eficaz aos desafios da segurança no espaço europeu.